ANTERIORRecortes Online – Agosto 2010 PRÓXIMOGloria Coelho
20 de agosto de 2010

Tom Ford

Persona Fashion – Tom Ford

Nome: Thomas Carlyle Ford

Nascimento: 27 de agosto de 1961, em Austin, Texas, nos Estados Unidos.

Perfil: Tom Ford nasceu no Texas, mas passou sua adolescência no Novo México, onde ficou até os 17 anos. Em 1979, foi para Nova York cursar História da Arte na New York University, mas depois de apenas um ano desistiu da sua escolha inicial. Foi aí que decidiu estudar Arquitetura na Parsons School of Design, uma das faculdades mais conceituadas de design, moda e arquitetura do mundo. Seu primeiro contato com a moda foi durante um estágio na Chloé’s em Paris. Apesar do trabalho não ter ligação direta com desenhos e passarelas, foi lá que Tom Ford se apaixonou pelo mundo fashion.

Carreira/Formação: Após o estágio na Chloé’s, Tom voltou para Nova York e focou seu último ano de universidade no curso de moda. Depois de graduado, trabalhou nos Estados Unidos em marcas como Hardwick e Perry Ellis. Mas, para se tornar um grande estilista, Tom achava que deveria voltar para a Europa. Então, em 1990, foi contratado pela Gucci, onde permaneceu até 2004 e se tornou um dos maiores estilistas do mundo. Em 2005, Tom anunciou a criação de sua grife própria, a Tom Ford, que hoje é uma das marcas mais importantes da moda mundial, produzindo roupas masculinas, acessórios e produtos de beleza.

Salvando a Gucci: Em 1990, pouco tempo depois de graduado, Tom aceitou o convite para se tornar chefe estilista da linha feminina da Gucci. Na época, a grife estava em plena decadência, e já não representava mais o mesmo glamour de quem vestia as mulheres mais elegantes dos anos 50, 60 e 70. Foi então que Tom mostrou sua genialidade ao mundo, desenhando roupas que se tornariam ícones de luxo e sensualidade e trazendo a Gucci de volta ao rol das grandes grifes mundiais. Durante os dez anos que Tom Ford esteve na Gucci, as vendas saltaram de US$ 230 milhões para inacreditáveis US$ 3 bilhões.

Estilo: Na Gucci, Ford ficou conhecido por trazer de volta o luxo que a marca ostentava até os anos 70, acrescentando a sensualidade que a Gucci estampa até hoje. Tom Ford é considerado o responsável por transformar o stiletto (sapato de salto alto) em sonho de consumo de dez entre dez mulheres do mundo.

No cinema: Em 2005, logo após sair da Gucci, Tom inaugurou sua própria produtora de filmes, a FADE TO BLACK. Em 2009, ele fez sua estreia como cineasta, dirigindo, produzindo e co-escrevendo o filme A Single Man, uma adaptação do livro de Christopher Isherwood, que no Brasil ganhou o título Direito de Amar.  O filme foi bastante elogiado pela crítica, e corre o boato de que Tom já está planejando o segundo longa de sua carreira.

Site oficial: Você pode encontrar mais informações e fotos sobre a vida e a carreira do estilista Tom Ford no site www.tomford.com.

Comente