ANTERIORMake para noivas, por Alice Salazar PRÓXIMOSaia (da mesmice) no inverno
14 de maio de 2015

Como lavar o cabelo corretamente

Pode parecer besteira, mas saber lavar o cabelo corretamente faz toda a diferença para a saúde dos seus fios.

Por isso montamos um dossiê da lavagem certa para você não ter nenhuma dúvida sobre como tratar sua cabeleira – e, de quebra, deixa-la brilhando aonde for 😀

Anote aí:

Temperatura da água

Lave os fios com a água na temperatura mais baixa que conseguir – não precisa ser gelada, mas não pode ser quente, ok? Isso faz com que o cabelo for oleoso reduza o nível de gordura e o seco irá desidratar menos – deixando-os menos ressecado e com mais brilho também.

 

 

A quantidade de shampoo

A quantidade correta não é proporcional ao tamanho do cabelo. Seja qual for o comprimento, deve-se despejar um pouco do produto na palma da mão e diluir com água para que seja melhor distribuído e faça mais espuma sem sobrecarregar os fios.

Aplicando o shampoo

Dilua o shampoo em uma vasilha, ao invés de colocá-lo diretamente na cabeça (a medida é 100 ml de água para 10 ml de produto). Para limpar bem o couro cabeludo, massageie o cabelo com a ponta dos dedos – e não com as unhas, pois elas contribuem para espalhar fungos e bactérias pelo couro cabeludo. O ideal é não esfregar o fio do cabelo, apenas deslizando os dedos.

Enxágue bem até retirar totalmente o produto dos fios, pois o acúmulo de resíduos podem deixar o cabelo pesado.

Tratamento no banho

Se você for fazer algum tratamento no banho, como hidratação ou máscara, este é o momento! Antes disso tire o excesso de água do cabelo para que o produto não dilua demais e tenha a ação mais efetiva.

É importante dizer que este tratamento não substitui o condicionador, que tem como função nutrir e hidratar os fios  prejudicados e enfraquecidos por fatores externos.

 

 

Grand finale: o condicionador

Por fim, o condicionador precisa ser utilizado para proteger os fios, selando a cutícula e finalizando o processo de lavagem. Diferentemente do shampoo, aqui a quantidade correta é proporcional ao comprimento do cabelo e deve ser aplicado somente nos fios, nunca na raiz.

Se possível, leve um pente para o box e penteie o cabelo com o condicionador para fechar as cutículas. Depois, enxague o cabelo para retirar todo o produto e voilà.

E aí, anotou tudinho? Agora ponha em prática a lavagem correta 🙂

 

Comente